Pular para o conteúdo

O Anjos da Escola, idealizado dentro do programa Pró-Escolas, foi desenvolvido após um diagnóstico nas escolas da rede estadual, no qual foi identificado grande percentual no índice de evasão escolar, indisciplina, violência e infrequência.

Diante da necessidade, o projeto foi elaborado com objetivo de solucionar os problemas com participação efetiva e colaborativa dos pais, sociedade civil, representada pela Rede de Integração e pela unidade escolar.

São três pilares centrais de atuação: Saúde na Escola, Paz na Escola e Mediação Escolar.

Dentro do eixo Saúde na Escola são desenvolvidas ações para identificar problemas e melhorar a saúde bucal, auditiva e ocular dos estudantes.

O Paz na Escola tem como principal objetivo o combate à violência escolar. Os batalhões da Polícia Militar irão adotar essas escolas para intensificar as rondas policiais, palestras, cursos, bem como desenvolver um relacionamento de amizade e confiança com as comunidades.

Já o Mediação Escolar visa a resolver os principais conflitos dentro das escolas, por meio de ações educativas e preventivas, evitando que as ocorrências se tornem mais graves e precisem de intervenções jurídicas.

Atualmente, 24 escolas de Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis participam da ação.

O projeto conta ainda com o Centro de Atendimento Anjos, instalado na Escola Estadual Presidente Médici, em Cuiabá, com uma equipe multidisciplinar com psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, entre outros profissionais, para atender os alunos.