Seduc e Unemat retomam cursos de graduação para indígenas

Voltados para a formação de professores indígenas, os cursos beneficiarão 120 alunos de 23 etnias, atendendo 64 municípios de Mato Grosso
Rosane Brandão | Seduc-MT

A Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) e a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) retomam dois cursos direcionados à educação indígena em Barra do Bugres (a 168 km da Capital). Os cursos de graduação em Licenciatura Intercultural Indígena e de Licenciatura em Pedagogia Intercultural serão ofertados a partir do segundo semestre de 2018.

A informação foi confirmada nesta quinta-feira (12.04) durante reunião realizada entre a Secretária de Estado de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, e a reitora da Unemat, Ana Maria Di Renzo.

Os cursos, oferecidos pela Faculdade Intercultural Indígena, no campus de Barra do Bugres, são voltados para a formação de professores indígenas. Serão beneficiados 120 alunos de 23 etnias, atendendo 64 municípios de Mato Grosso.

Conforme destaca a secretária Marioneide, a Seduc reconhece a importância de promover políticas específicas e diferenciadas para a população indígena, como os programas educacionais voltados para a formação de professores que trabalham nas escolas das aldeias.

“Esses cursos unem o conhecimento científico e o conhecimento específico na formação dos professores, valorizando a sua diversidade cultural, como a língua e os costumes”, observou.

Participaram também da reunião, o secretário adjunto Executivo de Estado de Educação, Nelson Viana, a Pró-reitora de Ensino de Graduação da Unemat, Vera Lúcia Maquêa, o Pró-reitor de Gestão Financeira, Alexandre Porto, e o diretor da Faculdade Intercultural Indígena, professor Adailton da Silva.

Faculdade Indígena

A Faculdade Intercultural Indígena tem por objetivo a execução dos Cursos de Licenciaturas Plenas e de Bacharelado, com vistas à formação em serviço e continuada de professores e profissionais indígenas; Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu; cursos de formação continuada.