Pular para o conteúdo
Voltar

Estudantes já podem se inscrever no concurso de redação Copa Verde

Yuri Ramires | Seduc-MT

Junior Silgueiro/Seduc-MT
A | A

Alunos do Ensino Fundamental – 6º ao 9º Ano – têm até o dia 16 de abril para se inscreverem no Concurso de Redação Copa Verde, realizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). O concurso ocorre em paralelo à V Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA).

Neste ano, o tema proposto é “Vamos cuidar do Brasil, cuidado das águas”. Apesar da temática estabelecida, o título é livre. Para o MMA, o tema é “um convite à reflexão acerca das questões socioambientais locais e globais ligadas ao tema Água e também à possíveis soluções”.

A Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) está apoiando a ação, levando o concurso às escolas estaduais inscritas da V CNIJMA. Além de Mato Grosso, participam as escolas dos estados do Tocantins, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Rondônia, Espírito Santo, Pará, Roraima, Acre, Amapá e Amazonas.

A regra do concurso prevê que cada escola deverá selecionar apenas uma redação no concurso, que concorrerá com as demais redações escolhidas em cada Estado. A redação deve ser encaminhada para o e-mail: concurso.copaverde@mma.gov.br.

Os concorrentes deverão discorrer na modalidade dissertativo-argumentativo com caneta azul ou preta, em no mínimo 20 e no máximo 30 linhas. Poderá ser utilizada folha de caderno pautada comum – desde que contenha os dados exigidos do aluno e da escola. Fica a cargo da escola digitalizar e enviar a redação. 

De acordo com o regulamento, as escolas que forem participar devem preencher cadastro prévio.

Prêmio

Os alunos selecionados vão para a Final da Copa Verde, já o vencedor do concurso ganhará uma viagem para Foz do Iguaçu junto de um acompanhante – responsável legal – com tudo pago. Além disso, ganhará uma camisa da Seleção Brasileira de Futebol, autografada pelos jogadores.

Leia mais sobre as regras do concurso aqui.





Editorias