Pular para o conteúdo
Voltar

Aula inaugural da rede estadual de educação reúne mais de 800 profissionais

Evento reuniu diretores, secretários escolares, coordenadores e assessores pedagógicos de 176 unidades que integram a região do Vale do Rio Cuiabá
Rosane Brandão | Seduc-MT

Junior Silgueiro/Seduc-mt
A | A

Pelo menos 800 profissionais da Educação participaram hoje (09.02) da Aula Inaugural, que marca a abertura oficial do ano letivo na rede estadual. Com o tema “O Poder da Transformação está em Nossas mãos, em Nossa Mente e em Nossa Voz”, o evento reuniu diretores, secretários escolares, coordenadores e assessores pedagógicos de 176 unidades educacionais da rede estadual dos municípios que integram a região do Vale do Rio Cuiabá.

Durante o evento foram apresentadas as ações realizadas pela Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Educação (Seduc) em 2017 e as projeções para 2018. Entre as ações estão o Programa Pró-Escolas, que é composto de 10 projetos.

Segundo a secretária adjunta de Gestão Educacional e Inovação, Marioneide Kliemschewsk, a aula inaugural teve por objetivo analisar e avaliar o Programa, definindo quais são os desafios a serem enfrentados pelos educadores em 2018.

“Hoje, iniciamos o diagnóstico da realidade educacional do nosso estado, por meio do Avalia MT, com a divulgação os índices de avaliação da educação básica em Mato Grosso para que possamos, a partir deles, fazer planejamento de uma intervenção pedagógica, e melhorar cada vez mais o processo ensino-aprendizagem”, afirmou.

O secretário de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon, destacou os avanços que a rede estadual teve nos últimos dois anos, como a melhoria na infraestrutura das escolas; os programas de valorização dos profissionais, como o Qualidade de Vida e Pró-Formação; e as Escolas Plenas, que foram ampliadas de 14 para 39 unidades.

Marrafon destacou ainda três conquistas históricas da Educação em 2017, como o aumento de 44% nos salários dos servidores, sendo 24,8% de ganho real e 18,8% de Revisão Geral Anual; pagamento de mais uma parcela do PDDE, um complemento para as escolas se prepararem para o início do ano letivo; além de o pagamento de um terço de férias para os professores, junto com o salário do mês de dezembro.

“São conquistas inéditas para a educação. Hoje, podemos olhar para trás e ver o quanto avançamos”, destacou o secretário.

Na oportunidade os secretários adjuntos de Obras da Educação, Alan Porto, e de Esporte e Lazer, Leonardo de Oliveira, também apresentaram as ações de suas respectivas pastas.

Pró-Escolas

O Programa engloba ações nos eixos Ensino, Estrutura, Inovação e Esporte. Os 10 projetos principais são: Escola Plena; Muxirum da Alfabetização; Anjos da Escola; Obras; Avalia MT; Pró-Escolas Digital; Pró-Formação; Integridade; Qualidade de Vida; e Esporte na Escola.





Editorias