Pular para o conteúdo
Voltar

Semana pedagógica na rede estadual tem presença dos professores temporários

A inovação é elogiada pelos educadores
Adilson Rosa | Seduc-MT

A | A

A semana pedagógica do ano letivo de 2018 nas escolas da Rede Estadual de Ensino começou com uma grande novidade – a participação dos professores temporários, que antes eram contratados após esse período pedagógico. Com isso, o corpo docente se prepara de maneira uniforme para o início das aulas, previsto para o próximo dia 15. A inovação é elogiada pelos educadores.

Na Escola Estadual Fernando Leite de Campos, localizada no centro de Várzea Grande, os professores – tanto interinos como efetivos – gostaram da novidade.

Para a professora de história Wilmar Zeidan a iniciativa é um ganho muito grande. “Assim, os professores temporários iniciam os trabalhos sabendo que o que está acontecendo e por dentro do planejamento da escola”, destaca.

A colega dela, Malgarete Tirlone, titular da cadeira de sociologia lembra que é muito importante a participação dos professores contratados. “Havia a cobrança para os interinos, já que não sabiam o que tinha sido decidido. Agora não. Todos participam e isso reflete na melhoria do planejamento pedagógico”, ressalta.  

Além da participação de todo o corpo docente, os trabalhos foram realizados em horário diferenciado – das 17 horas até as 21 horas. “Durante o dia, fazemos a atividade da gestão, atendendo alunos, pais e deslocando até a assessoria pedagógica. Então, programamos um horário no qual seria possível discutir com mais tempo a questão pedagógica”, explica a diretora Vânia Regina de Almeida.

Ela frisa que é o momento em que a escola pode programar, organizar o ano letivo no coletivo e apresentar o diagnóstico.

Entre os pontos discutidos na semana estão o calendário escolar, planejamento, regimento escolar. “Pontos positivos e negativos e possíveis soluções também fazem parte da semana pedagógica”, enumera a coordenadora Jandira Célia dos Santos.

A inovação partiu do secretário adjunto de políticas pedagógicas Edinaldo Gomes de Sousa. Pela experiência em sala de aula, ele sugeriu a adequação, decidindo pela semana pedagógica com todos os professores. “A título de sugestão, enviamos o orientativo com assuntos a seres discutidos. A semana pedagógica é espaço sistemático, aberto às reflexões com vistas ao aperfeiçoamento das habilidades pedagógicas e à melhoria do processo ensino-aprendizagem”, ressalta.  





Editorias