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Professores retomam maior formação não presencial realizada pela Seduc

São quase 16 mil professores inscritos, tanto da rede estadual quanto municipal
Adilson Rosa | Seduc MT

O curso será totalmente online. - Foto por: Divulgação
O curso será totalmente online.
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A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) iniciou nesta segunda-feira (17.08) o segundo bloco da formação continuada, para a implantação do Plano Pedagógico Estratégico de Volta às Aulas On-line e Off-line. São quase 16 mil professores inscritos, tanto da rede estadual quanto municipal, sendo esta a maior formação não presencial realizada pela pasta.

Conforme o superintendente de Políticas de Desenvolvimento Profissional da Seduc, Adriano Sabino, o segundo bloco prevê quatro eixos de estudo: Netqueta e ética profissional; Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Teams com recurso tecnológico de interação entre profissionais da educação e alunos;  EducaMT e SigEduca e Planejamento do tempo pedagógico, da produção do tempo pedagógico, Produção de Material e interação pedagógica.

“A maior parte desse segundo bloco será dedicado ao quarto eixo. Nossa expectativa é subsidiar o professor na elaboração do material pedagógico a ser distribuído inteiramente pela escola a partir de setembro”, destaca Adriano Sabino.

A Formação Continuada, ofertada pelos 15 Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (Cefapros), será totalmente online e o segundo bloco tem término previsto para o dia 11 de setembro, totalizando 60 horas.

O curso tem como base a perspectiva da aula invertida com carga horária para leitura prévias e carga horária de apresentação e discussão das temáticas formativas por meio da AVA Teams e outros suportes tecnológicos. Participam da formação professores da rede estadual, tanto efetivos como contratados, além de diretores escolares, coordenadores pedagógicos, assessores pedagógicos e três profissionais da rede municipal de educação, sendo um professor representante da educação infantil, outro professor representante dos anos iniciais e o terceiro, um professor representante dos anos finais.

O projeto de formação partiu do Plano Pedagógico Estratégico de Volta às Aulas, elaborado pela Secretaria Adjunta de Gestão Educacional e foi elaborado pela Superintendência Políticas de Desenvolvimento Profissional em conjunto com os quinze polos dos Cefapros.




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