Pular para o conteúdo
Voltar

Com custo zero, Seduc vai transmitir aulas pela TV Assembleia

Todas as vídeoaulas estão sendo produzidas e gravadas por professores da rede estadual e alguns professores voluntários da rede privada. Tanto a produção das aulas quanto as transmissões pela TV sairão a custo zero para o Governo do Estado.
Rosane Brandão | Seduc-MT

Professora Franciellen Neves gravando aulas de Literatura - Foto por: Seduc-MT
Professora Franciellen Neves gravando aulas de Literatura
A | A

A partir da próxima segunda-feira (18.05), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) começa a transmitir aulas em parceria com a TV Assembleia, para os alunos da rede estadual de ensino, a custo zero para os cofres públicos.

Todas as vídeoaulas são produzidas e gravadas por professores da rede estadual e alguns professores voluntários da rede privada. As gravações dessas aulas estão sendo feitas com equipamentos do Estado e no estúdio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) e na própria sede da Seduc.

“Graças à participação dessas instituições e dos professores das redes pública e privada, vamos garantir o direito constitucional de acesso à educação e a continuidade da aprendizagem e do conhecimento aos nossos alunos”, ressalta a secretária de Estado de Educação, Marioneide Kliemaschewsk.

De acordo com a secretária, essa é mais uma ação da plataforma “Aprendizagem Conectada”, que disponibiliza aos estudantes, atividades pedagógicas complementares para auxiliá-los na aprendizagem durante o período da pandemia da Covid-19.

Neste primeiro momento, serão disponibilizadas vídeoaulas para os estudantes do ensino médio (Pré-enem), com conteúdos das quatro áreas do conhecimento que são cobradas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“Estamos disponibilizando essas aulas pensando, principalmente, nos alunos do terceiro ano e que vão fazer o Enem, para que não fiquem prejudicados nesse momento em que não estamos ofertando aulas presenciais”, ressalta a secretária.

Transmissão

As vídeoaulas serão transmitidas pela TV Assembleia de segunda à quarta-feira, das 7h às 8h, com reprises de quinta-feira a sábado, no mesmo horário, e de segunda à sexta-feira das 20h às 21h. A TV Assembleia é transmitida pelos canais 30.1 e 30.2 (aberto HD Digital), 330.2 (Sky HD), 10 (Net TV) e 16 (a cabo).

Segundo o coordenador do Ensino Médio da Seduc, Isaltino Barbosa, ao todo, participam da produção das vídeoaulas para o pré-enem 30 professores. A primeira aula, na segunda-feira (18.05), será com o professor Língua Portuguesa e Redação Sérgio Cintra, que vai focar a interpretação de texto. Na sequência, o professor Felipe Moraes Neto, da EE Raimundo Pinheiro, abordará introdução à filosofia.

Na terça-feira (19.05), será apresentada uma vídeoaula de física, com o professor da sede da Seduc Beine José. Na quarta-feira (19.05), será Literatura com a professora Franciellen Neves, da EE André Avelino, e Biologia com professor Carlos Magno, da EE Raimundo Pinheiro.

A partir de quinta-feira até sábado haverá reapresentação dessas vídeoaulas.

Na semana seguinte, as vídeoaulas contemplarão as demais áreas do conhecimento – matemática, química, além de redação. “A intenção, nessa primeira etapa, é focar no Enem, porém por se tratar de conteúdos relacionados ao ensino médio, todos os alunos poderão acessar as videoaulas”, destaca Isaltino.

Serviço

A TV Assembleia pode ser sintonizada nos canais 30.1 e 30.2 da televisão e também pode ser assitida na internet, neste link.





Editorias