Pular para o conteúdo
Voltar

Seduc disponibiliza vídeos de atividades laborais para profissionais da educação

O material faz parte do Projeto Prevenção Para a Aposentadoria Saudável (PPAS) da Seduc que prevê palestras sobre diversos temas.
Adilson Rosa | Seduc MT

As palestras são voltadas para servidores tem como foco os servidores da sede da Seduc que poderão se aposentar nos próximos três anos. - Foto por: Divulgação
As palestras são voltadas para servidores tem como foco os servidores da sede da Seduc que poderão se aposentar nos próximos três anos.
A | A

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio do Núcleo de Saúde e Segurança (NSS), disponibiliza aos profissionais da educação quatro vídeos de atividades laborais para qualquer pessoa ficar saudável. O material faz parte do Projeto Prevenção Para a Aposentadoria Saudável (PPAS) da Seduc.

Segundo Zilda Alves da Silva, do Núcleo de Saúde e Segurança, o PPAS tem como foco os servidores da sede da Seduc que poderão se aposentar nos próximos três anos. O programa pretende realizar ações e medidas de saúde e segurança que preparam o servidor da educação pública estadual em transição do trabalho para a aposentadoria.

Zilda explica que uma pesquisa do Governo do Estado detectou dificuldades na aposentadoria dos servidores, pois não conseguiam adequar a rotina que vão ter longe do trabalho. “Com isso, surgiram a possibilidade de depressão ansiedade, estresse entre outras doenças”, assinala.   

O PPAS será realizado em cinco etapas sendo a primeira, ocorrida no início de março deste ano com a palestrante, a psicóloga Ívena Isabel de Oliveira Lima. Na ocasião foi realizada uma abordagem presencial sobre a saúde mental, abordando os relacionamentos pessoais e bem-estar, emoções autoestima e expectativa de vida.

Devido ao período de isolamento social, as demais etapas – que abordarão nutrição, ocupação, finanças e relações sociais – serão em videoconferência.

Assim que o PPAS for concluído na sede, serão feitos alguns ajustes necessários. Em seguida, o programa será extensivo às profissionais da educação que atuam nas unidades educacionais, Assessorias Pedagógicas e Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (Cefapro).

“O Senado Federal possui um programa de preparação para a aposentadoria e algumas partes dessa proposta foram adaptadas em nosso PPAS”, explica Zilda.

Confira os vídeos

VIDEO 01

VIDEO 02

VIDEO 03

VIDEO 04





Editorias