Seduc intensifica em outubro ações dos “Dias D da Aprendizagem”

Trata-se de um conjunto de ações que devem ser realizadas por meio de uma relação colaborativa entre a Seduc, Cefapros, Assessorias Pedagógicas e escolas

Rosa Luzardo passando os últimos detalhes numa das reuniões - Foto por: Adilson Rosa Seduc MT
Rosa Luzardo passando os últimos detalhes numa das reuniões

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) intensifica em outubro os “Dias D da Aprendizagem”, conjunto de ações que promovem a reflexão sobre o processo de ensino, de aprendizagem e, principalmente, de intervenção pedagógica. Com isso, será possível garantir o direito à aprendizagem a todos os estudantes da Educação Básica.

“Esse é momento de motivarmos os estudantes para participarem do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) de 2019”, destaca a secretária adjunta de Gestão Educacional da Seduc, Rosa Maria de Araújo Luzardo.

Segundo Rosa Luzardo, esta não é uma ação pontual, mas um conjunto de ações que devem ser realizadas por meio de uma relação colaborativa entre a Seduc, Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (Cefapro), Assessorias Pedagógicas e as unidades escolares, para que entre tantos desafios possam refletir nas aprendizagens dos estudantes, bem como, a participação dos estudantes no dia da avaliação e a compreensão dos pais, neste importante processo para a educação.

Os “Dias D da Aprendizagem” fazem parte do processo de aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB 2019 em todas as escolas públicas (censitário) e privadas (amostral) localizadas em zonas urbanas e rurais que possuam 10 ou mais estudantes matriculados no 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e de 3ª  do Ensino Médio. Serão avaliados em questionários e testes de língua portuguesa e matemática. O SAEB 2019 ocorrerá no período de 21 de outubro a 1º de novembro de 2019.

Rosa Luzardo explica que, neste ano, também serão avaliados os estudantes do 9º ano das Ciências da Natureza e das Ciências Humanas e os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, tendo como referência as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular ( BNCC).

“Ainda em caráter amostral, pela primeira vez, os estudantes dos 2º ano do ensino fundamental, em testes de língua portuguesa e matemática, considerando as diretrizes da BNCC e as Escolas de Educação Infantil que de igual maneira receberão questionários a serem preenchidos por professores e diretores de creches e pré-escolas”, adianta a secretária adjunta.

SAEB

O SAEB, de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)  é formado por um conjunto de avaliações externas, realizadas periodicamente por meio da aplicação de instrumentos padronizados (testes cognitivos e questionários) para etapas específicas da educação básica, e que têm como principal objetivo diagnosticar a Educação Básica do Brasil, do estado e dos municípios de modo que favoreça a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento das políticas educacionais.