Pular para o conteúdo
Voltar

Parceria com o Todos pela Educação busca melhorar índices educacionais de Mato Grosso

O Todos pela Educação participa das políticas públicas do país, com estudos, pesquisas, acompanhamento e monitoramento dos indicadores educacionais.
Rosane Brandão | Seduc-MT

Reunião da Seduc com técnicos do Todos Pela Educação - Foto por: Assessoria Seduc
Reunião da Seduc com técnicos do Todos Pela Educação
A | A

Melhorar os índices educacionais de Mato Grosso, entre eles a proficiência dos alunos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Esse é um dos principais objetivos de uma parceria firmada entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a organização Todos pela Educação. A primeira reunião de alinhamento foi realizada nesta quinta-feira (05.07), oportunidade em que a equipe de gestão educacional da Seduc apresentou o diagnóstico da rede estadual de educação.

Conforme destacou a secretária de Estado de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, o Todos pela Educação já vem, há alguns anos, participando das políticas públicas do país, com estudos, pesquisas, acompanhamento e monitoramento dos indicadores educacionais. E por conta dessa experiência, a Seduc procurou na organização o assessoramento para fortalecer a área pedagógica da rede estadual de ensino de Mato Grosso.

“O nosso foco é avançar na proficiência dos nossos alunos e, para tanto, precisamos buscar ações para superar a realidade vivenciada nas unidades educacionais”, disse a secretária.

O assessor da Diretoria de Estratégia Política do Todos pela Educação, Gustavo Wei, destacou que essa primeira reunião foi para conhecer os principais atores e colaboradores da Secretaria de Educação e entender como funciona e quais os principais desafios já encontrados pela equipe.

“Estamos desenhando, em conjunto, um plano estratégico de médio e longo prazo para a Educação de Mato Grosso. Nossa meta é conseguir atingir o topo dos melhores estados do Brasil no Ideb, que hoje é o principal indicador da educação. Para isso, precisamos entender melhor os problemas do estado e traçar algumas diretrizes principais para solucioná-los”.

Na avaliação do assessor, a Educação de Mato Grosso vem em uma tendência positiva, especialmente nos anos iniciais e finais do ensino fundamental. “Acho que é importante entendermos o que funciona e o que não funciona para que possamos aumentar e potencializar esses resultados”. 

Também participou da reunião o consultor do Todos pela Educação Alexandre Schneider e a secretária adjunta de Gestão Educacional, Rosa Maria Luzardo, que, juntamente com sua equipe de superintendentes e coordenadores, apresentou o diagnóstico da rede estadual de educação.

Todos Pela Educação

É uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, plural e suprapartidária. Seu foco é contribuir para a melhoria da Educação Básica no Brasil. Para tanto, além de avaliar criticamente as ações dos governos e legisladores para a área, procura promover a mobilização de atores-chave do cenário nacional pela Educação, monitorando continuamente os indicadores e as políticas educacionais e produzindo conhecimento que possa apoiar a tomada de decisão das diferentes esferas do poder público que impactam os rumos da Educação.





Editorias