Disciplina eletiva de escola plena é utilizada para mestrado em fotografia

O trabalho foi desenvolvido com alunos do ensino médio da escola Plena João Panarotto.

Estudantes fazem trabalho de fotografia digital no laboratório de informática da escola João Panarotto - Foto por: Divulgação

Novidade na matriz curricular das escolas plenas, as disciplinas eletivas fazem o diferencial. Elas se configuram como possibilidades de materializar temáticas a serem apresentadas pelos professores e alunos, conforme diagnósticos levantados e a partir dos interesses manifestados. Com isso, despertam na comunidade escolar alto grau de expectativa.

O policial civil Ademar Torres de Almeida utilizou uma das disciplinas para sua dissertação de mestrado desenvolvida na escola Plena João Panarotto. A pesquisa denominada “fotografia digital como apoio às práticas pedagógicas no ensino médio no contexto da uma disciplica eletiva”,  foi trabalhada na disciplina eletiva “visualizando o mundo científico através das lentes”.

A disciplina envolveu língua inglesa, física e ciências biológicas. Os alunos observaram que a utilização da foto digital transformou-se num apoio significativo às práticas pedagógicas, uma vez que a foto digital ser uma tecnologica da informação e comunicação.  Na prática, os alunos utilizam essa tecnologia, no dia a dia, em seus smartphones.

“A pesquisa ocorreu no âmbito da escola, com observação e atuação junto aos professores e estudantes, sendo apresentado um resultado positivo na  utilização da tecnologia para favorecimento ao conhecimento”, destaca Waleska Gonçalves de Lima, da Coordenadoria do Ensino Médio.

Ela lembra que o policial trabalhou como voluntário da oficina de fotografia, desenvolvendo seu tema de dissertação no curso de mestrado da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).  “Os alunos registraram as questões práticas do dia a dia,  através da fotografia que foi uma facilitadora da aprendizagem”, acrescenta.

As disciplinas eletivas compõem a parte diversificada do currículo das escolas plenas. São duas horas aulas semanais para o coletivo de turma formada, que serão ofertadas semestralmente.

Waleska ressalta que os professores ofertam propostas criativas e fundamentadas, teoricamente, para ampliar os conhecimentos dos estudantes acerca de um tema interdisciplinar ou trabalhar com necessidades de aprendizagens em um dado conhecimento não construído pelos estudantes. “Após a elaboração das disciplinas, a gestão da escola organiza uma feira das eletivas para que os estudantes façam suas escolhas”, complementa.